Foto do autor


07 de jul. de 2025 às 00:00  •  3 min de leitura
Ouça esse conteúdo
Leitura em Audio
0:00
CÂNCER DE PÂNCREAS: A DOENÇA SILENCIOSA QUE ESCONDE UM DOS TUMORES MAIS LETAIS DA MEDICINA
Postagem

O recente caso do apresentador Edu Guedes, submetido a uma cirurgia para remoção de um tumor no pâncreas após uma crise renal, despertou atenção para um dos cânceres mais agressivos e silenciosos da atualidade: o câncer de pâncreas. Embora represente cerca de 3% dos tumores sólidos, esse tipo de câncer apresenta uma das maiores taxas de letalidade, segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.


Clique aqui e encontre profissionais da área de Medicina na YesConsulta.com

O pâncreas é um órgão vital, responsável pela produção de hormônios como a insulina e enzimas digestivas. O câncer nessa região surge a partir de mutações celulares que se multiplicam descontroladamente, podendo invadir outros órgãos — processo conhecido como metástase.


Veja também especialistas em Nutrição disponíveis na YesConsulta.com

O tipo mais comum e agressivo é o adenocarcinoma, responsável por mais de 90% dos casos. Há também os tumores neuroendócrinos, mais raros e menos agressivos. Ambos costumam ser diagnosticados tardiamente devido à ausência de sintomas claros nos estágios iniciais.


Confira especialistas em Psicologia disponíveis na YesConsulta.com

Entre os principais sintomas estão: dor abdominal persistente, perda de peso repentina, fraqueza, perda de apetite e icterícia (pele e olhos amarelados). Como esses sinais são inespecíficos, é comum que o diagnóstico só ocorra em estágio avançado.


Atendimento pelo SUS:

Pacientes com sintomas suspeitos de câncer de pâncreas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O médico clínico pode solicitar exames de imagem ou laboratoriais iniciais. Caso haja suspeita, o paciente será encaminhado para um centro de referência oncológica. O tratamento completo, incluindo cirurgia, quimioterapia e acompanhamento multidisciplinar, é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Marque sua consulta com um profissional de Laboratório na YesConsulta.com

Segundo os especialistas, o diagnóstico exige exames de imagem como tomografia, ressonância magnética ou PET-CT, além de biópsia. Um marcador sanguíneo chamado CA 19-9 pode auxiliar, mas não é definitivo.


Precisa de um Fisioterapeuta? Encontre o seu aqui na YesConsulta.com

O tratamento indicado é a cirurgia associada à quimioterapia, mas isso só é possível quando o tumor não compromete vasos sanguíneos ou outros órgãos. Em fases mais avançadas, o tratamento é baseado em quimioterapia isolada ou combinada à radioterapia.


Consulte um Psicólogo ou Psicóloga através da YesConsulta.com

Existem dois tipos principais de cirurgia, conforme a localização do tumor:

  • Quando o tumor está na cabeça do pâncreas, é realizada a gastroduodenopancreatectomia, considerada altamente complexa.
  • Já os tumores localizados no corpo ou cauda do pâncreas exigem a pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia, uma abordagem menos invasiva e de menor duração.


Conheça também os especialistas em Enfermagem da YesConsulta.com

Apesar do alto grau de letalidade, a ciência tem avançado. Novas terapias-alvo, imunoterapia e até vacinas personalizadas estão sendo estudadas para combater esse tipo de tumor, que tem a habilidade de "se esconder" do sistema imunológico.


Procure um especialista em Farmácias de Manipulação na YesConsulta.com

Há ainda a possibilidade de viver sem o pâncreas. Nestes casos, o paciente precisa de controle rigoroso com medicamentos para digestão e níveis de açúcar no sangue, mas a qualidade de vida pode ser preservada com acompanhamento profissional.


Veja os profissionais de Biomedicina na YesConsulta.com

O caso de Edu Guedes serve como um importante alerta para a população e os profissionais de saúde. Ele reforça a necessidade de atenção aos sinais do corpo e a importância do diagnóstico precoce, ainda que difícil.


YesConsulta.com, Conectamos Você à Saúde!






WhatsApp Telegram


Comentar